domingo, 13 de maio de 2012

Bichos...

Bom, esse post é sobre um livro que ganhei de presente em dezembro, no Natal... Ele veio diretamente de Portugal e me foi ofertado pelo Tiago, meu grande amigo, a quem compartilho muitas conversas sobre livros, literatura, escritores, animais, enfim, coisa que eu tanto gosto...
Acontece que hoje eu acordei e era esse que eu queria, me esbaldei em 134 páginas escritas por Miguel Torga, divididas em 15 contos, em um livro chamado BICHOS.
A ideia do livro é ótima... Na obra da para perceber conforme as situações, que o homem apenas se aproveita dos animais, por crer ser superior, mas que a partir dos pensamentos e falas dos animais nota-se que estes sentem e pensam com a mesma capacidade que nós.

Alguns trechos:

‎"Ignorância desculpável, aliás. A gente entende pouco do semelhante. Cada um de nós é um enigma, que a maior parte das vezes fica por decifrar." (p. 63)

“É preciso percorrer um longo caminho. Embrião, larva, crisálida... Todas as estações do íngreme calvário da organização. Animada pelo sopro da vida, a matéria necessita do calor de um ventre. Antes dessa íntima comunhão, desse limbo purificador, não poderá ter forma definitiva. Custa. Mas a lei natural é inexorável. Exige consciência de cosmos antes da consciência de ser. O calor dá no ovo. Aquece-o e amadurece-o. A casca quebra. Depois... Ah, depois é essa descida ao húmus, essas existência amorfa, nem germe, nem bicho, nem coisa configurada. Largos dias assim. Até que finalmente em cada esperança de perna nasce uma perna, e cada ânsia de claridade é premiada com dois olhos iluminados. Cresce também uma boca onde a forma reclama, e surgem as asas que o sonho deseja...
É difícil, mas vai. Desde que haja coragem dentro de nós, tudo se consegue. Até fazer parte do coro universal.” (p. 85)

“Não há dúvida: voar era realmente agradável! E que bonito o mundo, em baixo! Tudo a sorrir, claro e acolhedor...” (p. 93)

Aos Leitores fica a dica...
E ao querido Portuga, meu agradecimento pelo belo presente...

Um comentário: