quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Paris é uma Festa.



Depois de mais ou menos um ano namorando o livro, resolvi pega-lo na biblioteca para dar uma “olhadinha”, junto com a obra O Sol também se levantam, ambos do Prêmio Nobel de literatura Ernest Hemingway.
Li primeiro o sol também se levanta, e naquela primeira obra já havia gostado muito da forma simples como o escritor escreve.
Ao ler Paris é uma festa, apaixonei-me por aquela cidade e também pelo pai dessa obra.
O livro foi terminado em Cuba em 1960. Mas em suas paginas há a narrativa de seus dias em Paris e do mundo literário que lá existia (que tanto gosto): James Joyce, Scott Fitzgerald, Sylvia Beach, entre outros.
Fica aí alguns trechos desse livro tão especial para mim:

“(...) Quando cheguei lá, com os livros, contei à minha mulher sobre o lugar maravilhoso que tinha descoberto.” P. 46.

“(...) Dizem que as sementes do que seremos um dia nascem conosco, mas sempre me pareceu que aqueles que não levam a vida totalmente a sério têm as sementes cobertas por um solo generoso e bem adubado.” P. 93.

“Assim terminou a primeira parte de minha vida em Paris. Paris nunca mais seria a mesma para mim, embora continuasse sendo a Paris de sempre, e mudássemos de acordo com as modificações que nela se estavam operando.” P. 173.



Fica a dica...

Um comentário:

  1. ...e voltará a estar em festa...quando em 2012...uma poeta brasileira aterrar naquela cidade...para depois também ela contar a sua história :)

    ResponderExcluir