quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Feliz Natal?



Nessa época do ano muito se gosta de falar sobre o espírito do natal, sobre as mudanças que se deseja para o ano que se aproxima...
Hoje, eu deparo-me com o verdadeiro espírito natalino: ao chegar ao abrigo de idosos, um senhor, pega sua sacola plástica, que continha algumas roupas e papéis e aguarda no portão... Logo depois fui informada que aquele senhor havia chegado ao abrigo no dia anterior, e que não querendo entrar no local, esperava na entrada na (triste) esperança de voltar para casa, uma volta nunca acontece...
Eis o espírito natalino que a massa adora invocar: prolifera-se o consumo de coisas inúteis que alimenta uma sociedade medíocre e hipócrita, com o argumento que trazer momentos felizes... Esquece-se que se houvesse realmente um sentido para o Natal, não seria esse com que nos deparamos... Cercados de coisas, pacotes bonitos, brinquedos e roupas caras, muita carne na mesa... Na televisão todos os anos é a mesma historinha que o povo gosta de ver... Todos os anos enquanto você degusta a farta ceia, muitos outros procuram no lixo algo que acalme o estômago fraco, outros morrendo de fome, muitos choram por não terem o que dar aos filhos, e no ano que segue continua o mesmo conto curto, pois o ano é só mais um número com o último dígito mudado... O planeta segue sua rota, como sempre seguiu  e os seres humanos, tendo o poder de mudar suas rotas, suas escolhas, seus caminhos, preferem viver como máquinas, repetindo o que alguém já disse, o que a televisão já disse, o que a voz do rádio já disse... Eu vejo extinto o ser humano... Eu sinto, de forma crescente as dores do mundo... E você continua dizendo a cada esquina, a cada encontro... FELIZ NATAL...

2 comentários:

  1. A pergunta que se impõe depois deste texto é: o que é que você e eu fazemos para alterar esta situação, não nesta época, mas ao longo do ano?...eu consigo responder...e consigo desejar sempre um Feliz Natal, porque para estas pessoas isso também é um sinal de esperança :)

    ResponderExcluir
  2. Para mim as pessoas percebem todas essas diferenças que voce menciona, e em algum momento das suas vidas fazem alguma coisa para sentir que ajudaram, mas a maioria chega na conclusao que nao vao poder mudar muita coisa e simplesmente abandonam toda tentiva de ajudar. Assim que o melhor que pode fazer é inspirar as pessoas a acreditar de novo que nao precisa mudar o mundo, basta fazer a diferencia ajudando algumas pessoas e mudando a mentalidade de outras. Se todos fizeramos isso outra seria nossa sociedade.

    ResponderExcluir