Hoje, você recebe flores, chocolate, cartão, um vestido novo, kit de maquiagens, um dia do salão de beleza, os parabéns no supermercado e na farmácia.
Amanhã você é estuprada, tem dupla jornada, continua com o salário desigual, sofre preconceito por ter seio e usar saia, chega em casa e é violentada e por isso usará maquiagem na cara, não tem liberdade sexual.
Hoje é dia oito, e nesse dia não é o dia em que você deve ser tratada melhor, ganhar algum presente ou elogio. Hoje é dia de pensar naquelas que morreram para que agora você possa trabalhar de calças na fábrica. Hoje é dia de pensar que muitos anos atrás você foi considerada pelos maiores filósofos da história um ser sem alma, sem utilidade, sem razão de ser. Hoje é dia de pensar que agora se pode votar, mas que a não muitos tempo atrás isso era privilégio dos homens apenas. E na atualidade, quem diria, você pode até exercer um cargo político e tornar-se presidente de um país.
Hoje é dia de lembra das Mulheres de Atenas que Chico Buarque canta, é dia de pensar naquelas que se cobrem com a burca e de pensar em tantas outras que tapam os olhos, é dia de lembrar, daquelas que, sem medo, tiram o sutiã, gritam na praça, porque revoluções são necessárias e direitos devem existir além do papel...
Ontem erámos meras figurinhas que ficavam a mercê dos homens, hoje lutamos bravamente para fazer valer a igualdade que é nossa, mas que a sociedade insiste em esquecer...
Ontem éramos filhas, irmãs, esposas, mães, donas de casa. Hoje, somos filhas, irmãs, esposas, mães, donas de casa, estudantes, trabalhadoras, políticas, conquistadoras de direitos...
Amanhã é dia nove, você não receberá os parabéns, mas amanhã continuará a ser mulher e amanhã será mais um dia de luta para a conquista dos direitos plenos das mulheres do mundo... Porque não somos santas ou vadias, somos mulheres e por sermos mulheres merecemos respeito e merecemos fazer valer os nossos direitos.
Concordo plenamente com o seu post. Acho uma discriminação comemorar o dia da mulher, pois sabemos que crescemos e que ainda há muita coisa a melhorar na sociedade, com relação a mulher. Bjs.
ResponderExcluir